13 de fev. de 2016

Na Europa não tem... ralo!

Isso mesmo caros conterrâneos. Não tem ralo na Europa. E por isso nós, brasileiros perdidos na terra gelada, sofremos. Sofremos porque não podemos faxinar o banheiro. Sofremos porque não podemos dar aquela boa escovada na cozinha. Sofremos porque não temos ralo.

Ralo. aquela coisinha tão desprezada no Brasil e que todo mundo quer distância. Por aí a gente tem ralo em tudo quanto é canto: na sacada, na varanda, no banheiro, na lavanderia, na cozinha. Até ralo na sala eu já vi! Por aqui, amigo, ralo é raridade. Na verdade, não existe um ralo de verdade. Sabe aquele ralo grandão que a gente tem que fechar pra não entrar barata? Pois é, não tem.

Acho que ralo na Europa é igual banheira no Brasil: um luxo. Sim, amigo brasileiro. Se você está de mudança ou acabou de alugar um apartamento por aqui preste atenção na falta de ralos. Não pense que você poderá fazer aquela faxina, jogar baldes de água no chão da cozinha e do banheiro, esfregar tudo com um pouco de sabão em pó, passar um pinho sol pra ficar com cheiro de hospital e depois pegar o rodo e "rapá o chão". No máximo, se contente com um paninho úmido no chão e com os milhares de produtos químicos e lenços umidecidos que prometer matar até 99% dos germes. Isso é o máximo que você vai conseguir com uma boa faxina.

Eu até que tenho "sorte" no quesito ralo, porque meu banheiro tem chuveiro e não banheira, então dá para ter o luxo e a higiene de dar uma boa escovada de vez em quando - cuidando para não molhar o carpete do quarto senão mofa tudo. Agora pensa o desespero da pessoa que só tem um ralo na banheira e mais nenhum. E para limpar, como faz? Além do meu chuveiro, meu apartamento tem outro ralo: na pia da cozinha. Isso e apenas isso. E para limpar a cozinha, como faz? Novamente, deixa o rodo encostado, pega os paninhos milagrosos e se vira.

E não é só em casa não. Nunca vi ralo do banheiro da universidade ou no restaurante. Nunca vi ralo no banheiro de restaurante nenhum, de boate nenhuma e nem na lavanderia. Parece que esse é um dos grandes mistérios da Europa: como limpar sem ralo?

Por isso que eu digo, meus amigos... agradeça todos os dias os ralos que você tem.
E torça por nós, os sem-ralos.


BLOG: Perdida pela Europa

Nenhum comentário: