25 de ago. de 2011

Eu Faxino-Tu Faxinas-Elas Não Faxinam.


Sabe aquela faxina de jogar água, limpar vidros e escalar telhado que sua mãe , empregada, avó e vizinha costumam dar toda semana as sextas-feiras? Aqui na Irlanda esquece, em um país que não existe ralo na cozinha, nem no banheiro, não é novidade que a limpeza seja reduzida a tapiações, até porque segundo a tradição, faxina das boas, acontece é na primavera.

É o que eles chamam de Spring Cleaning, é quando a família inteira (ou quem não fugir) se reune para fazer aquele faxinão, limpar vidros, as áreas esquecidas no resto do ano e aproveitar para jogar fora todas as coisas que não são mais úteis a casa e até ao guarda-roupa.

Nos países de clima frio, com inverno rigoroso essa prática é bem comum e o objetivo é renovar o ar e se preparar para abrir as janelas que ficaram fechadas durante os 6 meses anteriores.

Depois ainda tem gente (oi mãe!) que me pergunta porque eu gosto tanto da Irlanda.
Imagina a felicidade que é não ser pressionada a faxinar pesado toda semana ?!

Aliás, o segredo é esse, eu não funciono sob pressão (tá?), acho que o aspirador aqui de casa sofre da mesma síndrome...e vivemos todos em harmonia, afinal, temos que nos adequar a cultura do país em que vivemos, não é mesmo?

Mas ó, eu juro que o banho diário continua firme e forte.


Blog: Ká.Entre.Nós

Um comentário:

Anônimo disse...

Hehehe! Que bom!

PS.: esse "ELAS não faxinam" não ficou meio machista não? Rs!