7 de abr. de 2011

Oi galera!

Este artigo será especialmente, para os que nunca vieram a Londres e aos que acabaram de chegar com a função de refletirmos sobre essa cidade. Conhecendo Londres e suas estranhezas, podemos pensar melhor sobre como essas pessoas vivem aqui, porque nos parece serem tão secos e porque têm uma linguagem tão direta.
Vocês não tinham ou não têm a impressão que Londres é chique? Afinal, aqui é primeiro mundo.
Quando cheguei em Londres, pensava isso e comecei a me perguntar “porque tinha a impressão de que Londres era linda, chique e totalmente civilizada, porque agora não acho isso!” Aí com o tempo descobri que é como o Rio de Janeiro, todos falam que é a cidade maravilhosa, mas quando você vai chegando no Rio, ou quando anda pelas ruas do centro ou pela rodoviária, você vê que não é bem assim. É uma cidade que tem pontos turísticos maravilhosos mas que falta muita coisa. Não é falando mal, só quero desmistificar o que pensam de Londres. Pelos vários sub-empregos que nós ( brasileiros) somos submetidos,especificamente, quando chegamos, nós vemos Londres com outros olhos, a Londres atrás dos bastidores, aquela antes dos locais funcionarem e das ruas estarem limpas.E logo percebemos que não existe apenas os branquinhos de olhos azuis e lindos prédios antigos.
Mesmo querendo contar como é, não vou conseguir retratar a realidade, e nem a verdade, afinal, vou falar sobre as minhas impressões, ou seja, será o meu ponto de vista.

Descobrir
Bem, você descobre que a população que vem de fora é o que faz sustentar o país.
Você descobre que ninguém vai parar você para pedir passaporte para saber se está legal no país, por isso nunca ande com passaporte, no máximo uma cópia ou melhor ainda, um ID ( algum cartão que te identifique) porque se roubarem o seu passaporte, fica complicado. Só vão pedir o passaporte na entrada e na saída do aeroporto, e se você estiver no lugar errado, com a pessoa errada no momento errado.
Você descobre que há ladrões, muito bons, bem diferente daquele brasileiro, que é um ladrão escancarado. Minha carteira sumiu dentro do McDonald ali na Holborn, e um mês depois de uma amiga num dos Café Nero, em Holborn. Simplesmente, uma bolsinha pequena com cartões dinheiro e passaporte sumiu da bolsa dela.Como? Não se sabe!O engraçado é que deixaram chave, passaporte no mesmo McDonald que eu perdi a minha carteira.
Você descobre que não é frio o ano todo  O verão é verão, tem muito calor, mesmo atingido apenas 26 graus. Acredite! Não precisamos de blusa quando é verão, a não ser, para se proteger do vento, que acontece em qualquer estação e é um vento frio.
Você descobre que tem que pagar aluguel adiantado, isto é, fazer o tal depósito, e que em geral, o aluguel é pago por semana. A não ser uma casa que você alugou e está será paga por mês.
Descobre que tem que tirar Insurance number para trabalhar, e se possível abrir conta corrente no banco. O Barclays abre uma conta simples e você não paga nada de taxa. O Lloyds já é mais complicado. Porque? Eu não sei. O HSBC abre com a apresentação da carta da escola que você estuda, e até tem conta corrente específica, para quem é de fora, mas paga taxa de 8 libras por mês.
Descobre que as verduras tem menos sabores porque? Porque como dizia Gonçalves dias “Minha terra tem palmeiras, onde canta o Sabiá; as aves, que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá.(…) “Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida” no teu seio “mais amores”.” Em Londres, você começa a perceber que isso é verdadeiro.
Descobre que tem muitos ratinhos no metrô, e que ele é muito bem sinalizado. Não dá pra se perder.
Descobre que as pessoas, em geral, são educadas, pedem “desculpas”, pedem “por favor”, agradecem com facilidade. É como se tivesse gravado no cérebro delas: use a palavra mágica. Mas há muita gente estúpida nas ruas, especialmente, quando abrem guarda-chuva. Poxa vida! Elas se atropelam ali no centro sem chuva, imagine com chuva, que nem sempre é chuva, e sim chuviscos. Porém, o céu sempre está nublado, quando abre o sol você até se sente melhor, afinal nosso Brasil tem muito sol.Talvez é o que eu mais sinto falta.
Descobre com ingleses, ou com um próprio amigo brasileiro, que o chá quente é uma tradição para eles. E que também têm o costume de bebê-lo com um pouco de leite. Pode achar estranho, mas se experimentar vai ver que não tem nada demais, pode até pegar o costume. Afinal, chá quente com clima frio, combina.

Outros detalhes:
Mas o mais interessante são pequenos detalhes, do tipo: os banheiros. São limpados com produtos, mesmo porque se usar água, ela não tem para onde escorrer. Isso mesmo. Já reparou, não tem ralo no chão. Existem banheiras e a água do chuveiro tem que ser temperada, como no caso da cozinha, que também não tem ralo e água tem que ser temperada, correndo o risco de queimar a mão. 
E quando você pega um chuveiro desrregulado, naquele frio, concerteza vai passar raiva. Já passou por isso? Você na pressa, e o chuveiro fica com a água muito gelada ou muito quente e você se queima?
Ah falando da água. Você percebe que tem muito cálcio, e devido a isso, seu cabelo cai muito. Você até acha que está com a algum problema de saúde, mas é uma estranheza normal.
A maioria das casas não tem garagem. O carro é está estacionado na frente da casa. Se você sair de Londres, indo pelas marginais, você encontra modelos de casa, diferentes, com garagens, especialmente no interior da Inglaterra.
Achei um barato saber que contas de água, de luz, não vem todo mês. Onde morei, a conta vinha uma vez por ano. E o gás que vem pelos canos, não se compra por quantidade, se paga por ano também.
Tem taxa para tudo também. Você pode pagar internet, telefone e TV junto, é o caso da Sky. Eles oferecem esse serviço como temos no Brasil. E também temos que pagar a licença para ter Tv.
Poxa vida! Não tem rodo em Londres. Eles nunca viram essa praticidade. O que tem é “mop”, é algo feito para esfregar chão. Nojento. Mas se tudo você se acostuma, até o frio que congela os dedos.

Estações/ Horários
Algo interessante, e as pessoas no Brasil ficam curiosos em saber, é as estações e os horários.
Bem, a diferença é de 4 horas na maior parte do ano. Mas em setembro muda o horário no Brasil, aí fica 3 horas de diferença. Logo depois muda em Londres, ficamos com a diferença de apenas 2 horas. Em fevereiro muda o horário do Brasil denovo, volta a termos a diferença de 3h. Logo depois Londres, voltamos a 4 horas de diferença.
Interessante dizer que no inverno de Londres, às 16h está anoitecendo e umas 10h da manhã que começa a amanhecer. Já no verão, é uma maravilha! Você até percebe que as pessoas sorriem mais. Amanhece às 5h da manhã e anoitece lá pelas 21h.

Posto de Saúde
Cada região que você mora deve ter um postinho, você deve se cadastrar,levando inclusive comprovante de residência. Você será bem atendido, mas tem que o visto acima de 6 meses.
Conversando com uma brasileira, ela me disse que as grávidas não podem escolher se querem cesária ou parto normal. É parto normal, se houver complicações, faz a cesária. Demoram até 3 dias para dar a parto.

Amam o Brasil
Em geral, percebi que as pessoas gostam dos brasileiros, porém referem sempre as mesmas coisas: futebol, carnaval, samba, Rio de Janeiro, São Paulo, caipirinha. Alguns falam da Bahia, outros citam Ronaldinho e Gisele Bundchen. Conheço projetos de capoeira,percussão e até maracatu, onde tem mais “ gringo” que brasileiros.

Pois é, amigos brasileiros, e há tantas outras diferenças. O importante é tentar se adaptar porque senão pode ter uma vida insuportável e até depressiva. Caso queiram enviar este artigo para amigos, entre no blog: http://shirleynunes.wordpress.com Até na próxima semana See ya!


Blog: Shirley Nunes

Nenhum comentário: